Make your own free website on Tripod.com

Home

Artigo de Opinião | Jornal Maio 2004 | Jornal Maio 2004 | Reuniões da CRT | Mudança de Comando da ZAA | Links Favoritos | Contactos | Regulamento de Trabalho
Comissão Representativa dos Trabalhadores Portugueses das FEUSAÇORES
Reuniões da CRT

 

REUNIÃO COM O CZAA

Reunião com o Sr. Major General Mimoso e Carvalho 23 Março

         A Comissão de Trabalhadores teve a sua primeira reunião com o Sr. Major General onde apresentou cumprimentos em nome de todos os trabalhadores portugueses ao serviço das FEUSAÇORES na Base das Lajes. Nesta reunião o Sr. Major General informou-nos que está ainda a tentar inteirar-se das coisas na Base. Vai tentar apoiar-nos dentro das suas possibilidades, tanto nos problemas existentes como nos que possivelmente aparecerão. Uma vez que o inquérito salarial está para breve, pediu mais algum tempo para se poder preparar e perceber melhor todo o sistema. A sua intenção é que, daqui a um mês tenhamos uma reunião para assim ficar mais informado sobre os problemas existentes. Será sempre nos últimos 15 dias de cada mês a nossa reunião mensal com o Sr. Major General. Ficou desde já marcada para o dia 29 de Abril uma reunião, onde serão debatidos todos os problemas e processos existentes.

 

REUNIÃO COM AS FEUSAÇORES

Reunião com o Sr. Coronel Klingenberger 26 Março

          Fomos informados que, há duas ou três semanas atrás, o Sr. Coronel tinha mandado um e-mail a todos os chefes de esquadrão, informando que tinham que ser cautelosos, porque as vagas iriam ser congeladas, isto é, se porventura alguém saísse, essa vaga não será reaberta por algum tempo, ou ficaria congelada por um período de 6 pagamentos, e só depois poderia ser reocupada; isso deve-se a uma retenção de dinheiro, uma vez que o orçamento salarial da Base foi reduzido para 96%  para pagar os salários aos civis portugueses e americanos, estando fora de questão o trabalho extraordinário, salvo algumas excepções que serão aprovadas pontualmente.

          Informou também que não se está a pensar nem a prever nenhuma redução em relação aos civis portugueses. Quanto ás vagas temporárias, essas não iriam ser renovadas, com algumas excepções.

          A CRT foi também informada que no dia 13 de Abril estará na ilha uma comitiva constituída por 40 individualidades. O Sr. Coronel solicitou a nossa ajuda no sentindo de informar todos os civis portugueses para durante esse período de tempo, manterem as suas áreas de trabalho limpas e bem apresentáveis.

 

REUNIÃO COM O REPRESENTANTE DA REGIÃO

Reunião com o Sr. Dr. Rui Pestana 30 Março

            Na reunião havida com o Sr. Dr. Rui Pestana, fomos informados sobre os seguintes assuntos:             Ocupação de postos de trabalho por americanos que tradicionalmente são ocupados por portugueses. Os membros da Comissão Laboral Americana entendem que este assunto deve ser discutido na Comissão Bilateral a nível político e não na Comissão Laboral. A parte portuguesa na Comissão Laboral discorda. Os representantes portugueses na Bilateral pediram uma contagem efectiva das pessoas em causa e o nome das secções, a fim de tentarem resolver a situação.

            O Coordenador Português da Comissão Laboral (Dr. Ricardo Gomes) convidou os 3 membros Americanos da Comissão Laboral a reunirem-se nas Lajes no final do mês de Abril ou principio de Maio a fim de reunirem com os Comandos, o Escritório do Pessoal Civil e a CRT. A intenção desta reunião é encontrar uma formula melhor de fazer o Inquérito Salarial.

            O Coordenador Português da Comissão Laboral autorizou um representante da CRT a participar na reunião preparatória da Comissão Laboral no entanto para ficar definitivo falta a aprovação do Sr. Director Geral de Política de Defesa.      No entanto não autorizou um representante da CRT nas reuniões formais da Comissão Laboral, por o Acordo e Regulamento do Trabalho não o permitirem.

            Retroactivos do trabalho suplementar prestado em dia de descanso semanal ou complementar: Só restam 65 funcionários com direito a retroactivo no entender de todos os representantes da Comissão Bilateral, eles entendem que quem não se queixou no período de 30 dias posterior à decisão da Comandante Fedder de não pagar, não têm direito à indemnização. Os representantes Portugueses aceitaram a decisão dos representantes Americanos na Comissão Bilateral em baixar ao 1º Nível novamente para resolverem a situação.

 

I might talk about how old I am, what I look like, and what I do for a living. (I'll try to be truthful!)

I might also include some information about my personal history: where I grew up, where I went to school, various places I've lived. If I have one, I'll include a picture of myself engaging in an activity I enjoy, such as a sport or hobby.

mapaacores.gif

sales.jpg

  Hélio Sales
Presidente da CRT 

Outros Membros da CRT 

·        Maria Meneses

·        José Faria

·        Ana Terra

·        José Soares

·        Fátima Oliveira

·        Manuel Brasil

·        Valdemar Ribeirinho

 

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS ANUAIS

No dia 27 de Fevereiro realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios anuais da unidade (65th Air Base Wing), tanto a civis como a militares. Temos o prazer de vos informar que, na Categoria Portuguesa I, foi escolhida a Sra. MADALENA P. LIMA do Esquadrão Médico, e na Categoria Portuguesa II, foi escolhida a Sra. FILOMENA SILVA, também do Esquadrão Médico. As ambas as funcionárias, os nossos sinceros PARABÉNS pelo excelente trabalho realizado.

I might describe my job in a little more detail here. I'll write about what I do, what I like best about it, and even some of the frustrations. (A job with frustrations? Hard to believe, huh?)

AUDIÊNCIAS EM LISBOA

No exercício das competências atribuídas à Comissão Representativa dos Trabalhadores Portugueses ao Serviço das FEUSAÇORES (CRT), houve a necessidade desta se deslocar até Lisboa com a finalidade de ter diversas audiências com entidades e organismos, nomeadamente: a CGTP-IN, na pessoa do Sr. Carvalho da Silva e Sr. José Ernesto Cartaxo, o Sr. Ministro da Presidência, Dr. Nuno Morais Sarmento, representando o Sr. Primeiro-Ministro, com todos os Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República e ainda com a Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal na pessoa do Sr. Conselheiro e Primeira Secretária de Assuntos Políticos/Económicos, Sr. Robert Blau e Sra. Rhonda Ferguson-Augustus.

Como podem constatar a CRT conseguiu que se abrissem certas portas em Lisboa que teimosamente não se queriam abrir, mas com a ajuda do Sindicato SIABA e da CGTP-IN, foi-nos possível lá chegar e sensibilizar todos os intervenientes para as questões que acima transcrevemos, como também demonstrar o sentido de justiça que as nossas pretensões se revestem e exigir que se olhe para os Funcionários da Base das Lajes com mais respeito.

      A audiência com a delegação da CGTP-IN foi sem dúvida uma das mais produtivas, havendo logo de imediato acções concretas na defesa dos interesses dos trabalhadores, tendo o Dr. Carvalho da Silva posto o departamento jurídico da CGTP-IN ao nosso dispor para preparar uma queixa contra o Estado Português e Estados Unidos da América pela falta de cumprimento do Acordo Laboral e Regulamento do Trabalho de 1995, ficando esta queixa a aguardar a luz verde dos trabalhadores para avançar para o Tribunal Português e Internacional.

     A audiência com o Sr. Ministro da Presidência também correu muito bem, havendo uma promessa do Dr. Nuno Morais Sarmento, em empenhar-se pessoalmente na resolução das nossas reivindicações, junto da diplomacia portuguesa no Ministério dos Negócios Estrangeiros, assim como junto do Sr. Primeiro-ministro. A sua actuação connosco foi convincente, daí a necessidade de lhe dar-mos algum tempo para nos mostrar acções desencadeadas junto do Governo dos EUA.

      As audiências com todos Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República correram muito bem, tendo os partidos do Governo mostrado receptividade ás nossa pretensões, prometendo uma melhor atenção ás questões Laborais das Lajes. Em relação aos partidos da oposição prometeram interpelar o Governo sobre os diferentes atropelos que os Norte Americanos têm vindo a fazer com a permissividade do Governo da República e do Governo Regional.

      A audiência com os representantes do Sr. Embaixador Norte Americano em Portugal, correu como nós já o dissemos no editorial, sem qualquer abertura seja para o que fosse, ficando no entanto a promessa pelos Norte Americanos de abrir um canal de comunicação entre as Comissões Laboral, Bilateral e a Comissão de Trabalhadores.

      Como nós previmos, só foi possível ultrapassar obstáculos quando os trabalhadores se começaram a unir, nomeadamente ao associarem-se ao SIABA para obtermos alguns resultados.

Here's a list of some of my favorite movies:

Jules and Jim, Manhattan, Breaking the Waves

Here's a list of some of my favorite music:

Nirvana, Frank Sinatra, Ibrahim Ferrer